Cidade da Praia, 09 Mar (Inforpress) – A presidente da Associação ‘Wake Up, Queen’, Mónica Coelho, disse nesta terça-feira, na Cidade da Praia, que é preciso trabalhar a questão do empoderamento das mulheres numa perspectiva emocional e económica.
Monica Coelho reforçou esta ideia em declarações aos jornalistas à margem da conversa aberta “Mudjer Ta Djuda Mudjer” (Mulher ajuda mulher, em português), promovida pela Presidência da República, no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Mulher, que se celebra hoje, 08.
Segundo a activista social, as mulheres têm sofrido porque são “dependentes economicamente de outrem”, que podem ser os parceiros, a família e o Estado, numa perspectiva assistencialista.
A nível emocional, Mónica Coelho apontou que é preciso trabalhar a mentalidade feminina, “que muitas vezes é retrógrada”, através de “uma maior sonoridade e empatia entre as mulheres”.
“Primeiro é necessário trabalhar essa mentalidade para depois, na prática, trabalhar a questão do empoderamento das mulheres”, indicou.
Em relação à lei sobre a Violência Baseada no Género (VBG), Monica Coelho disse que “deixa muito a desejar” por precisar de “uma aplicabilidade efectiva”, uma vez que, segundo ela, muitas mulheres ainda sofrem deste tipo de violência.
Neste sentido, informou que a associação ‘Wake Up, Queen’ (Acorda, rainha, em, tradução livre) tem feito trabalho de sensibilização com uma equipa formada por mulheres juristas para a transmissão de conhecimentos.
Criada a 22 de Julho de 2019, o ‘Wake Up, Queen’ tem como objectivo acordar meninas e mulheres para uma vida livre de opressão, medos, baixa auto-estima e, principalmente, livre de qualquer tipo de relacionamento abusivo, de qualquer âmbito.
A conversa aberta “Mudjer ta Djuda Mudjer” reúne mulheres de várias áreas de actuação para um momento de diálogo sobre o empoderamento feminino na sociedade cabo-verdiana.
O encontro insere-se na agenda “Março, mês da mulher” da Presidência da República, que esta tarde, as 17:00, acolhe a apresentação do livro “Uma Dor Além do Parto” da escritora Miriam Medina.