Cidade da Praia, 28 Mar (Inforpress) – A presidente da Assembleia Municipal da Praia (AMP), Clara Marques, defendeu, na cidade da Praia, a necessidade de se adoptar políticas públicas assertivas para garantir o empoderamento das mulheres em Cabo Verde.

A autarca que falava durante um encontro promovido pelo sector este do PAICV da Praia, com as mulheres de Achada Mato, realçou que desde a independência os sucessivos governos apostaram na educação como desígnio nacional.
Essa opção, conforme Clara Marques, trouxe muitos ganhos para o País, permitindo também que as mulheres dessem um salto qualitativo e ganhassem espaço na sociedade.

“Hoje temos mulheres empresárias, mulheres deputadas, mulheres ministras”, apontou, indicando, no entanto, que existem ainda uma franja de mulheres que enfrentam ainda diversas dificuldades no seu dia a dia.
Por isso mesmo defendeu políticas públicas capazes de criar as condições para que as mulheres possam ser cada vez mais autónomas, mais competitivas e mais criativas.
Clara Marques falou de forma particular das mulheres com deficiência, uma franja que, afirmou, “não pode continuar a ser marginalizada”.

“Por natureza essas mulheres já tem uma deficiência e não podem ficar marginalizadas. Temos de procurar as formas de estarmos juntos com elas, de lhes dar o apoio necessário e fazer com as mesmas se sintam uteis na sociedade”, disse.
Conforme indicou, muitas das situações de pobreza que são vivenciadas, de forma particular nas cidades, são fruto do êxodo rural provocado, sobretudo, pela falta de políticas públicas.

“Muitas vezes deparamos com mulheres chefes-de-família a viverem em barracas, mas que o dizem – eu no interior tinha minha casa, mas vim para a cidade em busca de uma vida melhor porque não tinha um trabalho”, disse sugerindo que sejam adoptadas medidas para fixar as populações nos seus territórios de origem.

Clara Marques incentivou as mulheres presentes do encontro a serem empreendedoras, a apostarem na educação e no acompanhamento dos filhos, sobretudo as meninas, que devem ser aconselhadas a evitarem filhos na adolescência sob pena de colocar em risco o seu futuro.

O encontro promovido pelo sector Este do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) na região da Praia, esteve enquadrado nas celebrações do mês de Março, mês da mulher e no dia da mulher cabo-verdiana, que se assinala este domingo, 27, conforme adiantou a primeira secretária do sector, Ana Rosa.